Como Administrar uma Empresa Pequena?

Administrar as finanças da pequena empresa é um desafio quando o empreendedor não domina certos conceitos, como faturamento, lucro, capital de giro e ponto de equilíbrio, segundo especialistas.
"Quando essa responsabilidade se junta às demais, como a gestão da produção e de funcionários,
surge o risco de não dar a atenção necessária a determinados fatores, como dívidas ou
necessidades de investimento, o que pode colocar o negócio em risco", afirma o educador
financeiro e empreendedor Reinaldo Domingos.

Domingos e o consultor empresarial e professor de finanças Irani Cavagnoli,
autores do livro "Papo Empreendedor - Atinja o Sucesso em seu Próprio Negócio com
Sustentabilidade Financeira" (Editora DSOP), elaboraram dez dicas para ajudar empreendedores
a administrar as finanças da empresa:

1) Educação financeira

Mantenha as suas finanças pessoais em dia porque quem não sabe controlar as próprias contas
terá muita dificuldade para administrar o caixa da empresa.

2) Pró-labore

Determine o valor do pró-labore (remuneração do sócio ou gerente) e não faça retiradas extras do
caixa da empresa. Nunca misture suas finanças pessoais com as finanças do negócio.

3) Demonstrativo de resultados

Tenha bem estruturado o demonstrativo de resultados para, a partir dele, acompanhar a situação
financeira e saber quais são as possibilidades do empreendimento. Dessa forma, é possível
planejar os investimentos no negócio sem afetar as contas do dia a dia.

4) Conceitos

Saiba qual a diferença entre faturamento, lucro, despesas e investimentos. Faturamento é o total
arrecadado pela empresa ao longo de um determinado período.
Lucro é o saldo positivo do negócio após o desconto de todos os gastos. Despesas são todos os
gastos relacionados à manutenção da atividade do negócio (matéria-prima, salários, gastos de
escritório etc.).
Investimento é o dinheiro que será aplicado para maximizar os lucros da empresa em determinado
período.

5) Termos técnicos

Esteja familiarizado com termos técnicos, como capital de giro e ponto de equilíbrio. Capital de giro
é o recurso disponível para sustentar as operações do dia a dia da empresa e ponto de equilíbrio é
o momento em que as receitas da empresa são iguais às despesas, ou seja, a operação começa a
se pagar, mas ainda não dá lucro.

6) Riscos

Entenda que, muitas vezes, é necessário assumir riscos para chegar ao sucesso, mas é preciso
fazer isso com consciência, analisando todos os cenários possíveis para se precaver contra
possíveis ameaças.

7) Dívidas

No caso de dívidas, verifique se o negócio está dando lucro e qual a sua capacidade para pagar
as despesas. Se a companhia estiver no vermelho, estabeleça prioridades, considerando o custo
de cada dívida e o risco do não pagamento.
Se houver corte no fornecimento de algum serviço ou produto que prejudique a atividade do
negócio, por exemplo, o melhor a fazer é buscar alternativas para quitar o débito.

8) Orçamento

Aprenda que uma dívida pode levar a outra, portanto, é importante fazer um orçamento minucioso,
saber exatamente quanto se deve, analisar a capacidade de pagamento e sempre tentar uma
renegociação do valor com o credor.

9) Compras

Adquira produtos e serviços que são realmente necessários e que estejam no planejamento da
empresa. Antes de efetuar qualquer compra, o empresário também deve fazer uma boa pesquisa
de preço.

10) Custos
Procure reduzir os custos improdutivos, ou seja, aqueles que não se revertem em ganhos ao
negócio ou ao cliente, e o desperdício (que pode ser de matéria-prima, de energia etc.). Às vezes,
pequenas mudanças geram grandes resultados.

Fonte: UOL





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